Edificando sua vida sobre a Rocha

Paz meus amados, tudo bem com vocês?

Esta semana gostaria de tratar um assunto que o Senhor tem posto em meu coração: é preciso estar alicerçado na Rocha – Jesus Cristo.

A base deste estudo se encontra no famoso Sermão da Montanha.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu porque tinha seus alicerces na rocha.

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Mateus 7:24-27)

Perceba que este texto é apenas uma parte de um todo, visto que o verso 24 nos remete a uma conclusão de algo dito anteriormente. Jesus concluiu seu sermão com esta última parábola.

Jesus começa o Sermão falando a respeito das ‘bem-aventuranças’ depois acerca do sal da terra e da luz do mundo, o cumprimento da lei, oração, jejum, tesouro no céu, as ansiedades da vida, a porta estreita etc. Chegando assim, a esse texto.

O Mestre afirma que aquele que pratica a palavra de Deus em sua vida pode ser chamado de prudente, pois ainda que venham as tribulações da vida, o seu alicerce está em Cristo. Muitas das vezes, firmamos a nossa vida em coisas que não tem condição de nos sustentar, firmamos na nossa família, nossa namorada, em nosso emprego, firmamos em nossas previsões, esquecendo-nos que Cristo é a única Rocha (Há outro Deus além de mim? Não, não há nenhuma outra Rocha, não conheço nenhuma – Isaías 44:8), e a partir do momento que firmamos a nossa vida em qualquer outra coisa que não seja Cristo, ficamos totalmente rendidos aos desertos e vales.

Mas por que firmamos a nossa casa sobre pessoas, coisas ou circunstâncias? Porque não confiamos em Deus devidamente e na sua Palavra. Pois neste sermão ele mesmo diz que somos Bem-aventurados (5:1-12), somos sal e luz do mundo (5:13-16), que quando oramos o Senhor vê a nossa oração e nos recompensa (6:6-7), que todas as preocupações da vida (comer, beber e vestir) o nosso Pai cuida e que a partir do momento que buscamos a Deus em primeiro lugar o resto nos é acrescentado (6:25-34).

Querido, quando você verdadeiramente firmar-se em Jesus, pode vir deserto, tempestades, crises, Deus não vai te deixar cair, ainda que você fique balançado, ainda que por dentro de você algo venha a acontecer, algo venha a se quebrar, você não vai cair, pois a tua fé é em Cristo. Pessoas vêm e vão, relacionamentos vem e vão, empregos vem e vão, circunstâncias vem e vão, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

– Quantas pessoas já saíram da presença de Deus por causa do fim de um relacionamento?

– Quantas pessoas já saíram da presença de Deus por causa da perda de um ente querido?

– Quantas pessoas já saíram da presença de Deus por estar desempregado?

Inúmeras são as que saíram por não estar em Cristo.

E se o seu namoro acabasse, se você perdesse o seu emprego, ou se qualquer coisa inesperada acontecesse em sua vida? O que seria de você? Você também iria desmoronar diante de uma tempestade? Onde está a sua base? Onde esta a sua segurança? Você tem sido como o salmista, que possui raízes em Deus, que está plantado junto a ribeiro de águas (Salmos 1)?

Você pode ser comparado ao homem prudente ou ao insensato?

Querido, Deus tem coisas maravilhosas para aqueles que são prudentes! Ele acrescenta todas as coisas, basta voltar-se a Ele, praticar a sua palavra e aceitar o que Ele tem preparado! Você não precisa mais de ninguém para servir a Cristo, não precisa de riqueza material alguma, apenas do Espírito Santo em você!

Permita que Ele seja a sua segurança, a sua base, o seu tudo, pois lutas vêm de todos os lados todos os dias da nossa vida. Ter uma vida em Cristo, não nos garante imunidade contra as adversidades, mas nos faz ficar de pé frente a elas.

Graça e Paz!

<Michel Paschini>

2 Respostas para “Edificando sua vida sobre a Rocha

  1. amém irmão…obrigada pelas sábias palavras! Deus sim é nossa rocha, nossa força, nosso amor…e com Ele nada nos faltará, seja qual for a condição ou fase q estamos vivendo…creio e quero tão somente viver isso com certeza!!

Deixe um comentário